Donos
Blog

Sala de Espera para Ambientes de Saúde.

A Debortoli acredita que a arquitetura faz toda diferença para o sucesso de uma clínica. Fundada...

Leia Mais
Hospitais sustent%c3%a1veis e amigos do meio ambiente

Por que a sua Clínica deve atender o conceito de sustentabilidade?

Porque os pacientes hoje se importam com os ambientes de saúde e querem ser atendidos em uma clín...

Leia Mais
Consultorios 3

Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e ...

Leia Mais

Cadastre-se para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Confira novas promoções

Sdc11956

13
Maio

A influência do espaço escolar no aprendizado dos alunos

 

A influência do espaço escolar no aprendizado dos alunos

O ambiente humano, um bom professor, seria a primeira influência. A segunda, uma boa pedagogia. A terceira, o material didático e os equipamentos. A quarta seria o grupo, os alunos, a participação, o clima social. E nós, arquitetos, achamos que o ambiente físico é também um professor. Ele faz parte desse ambiente escolar.

 

 

Então, se o ambiente for apropriado para as atividades que o professor quer desenvolver, ele vai ajudar nessas atividades, influenciando no aprendizado do aluno. Se esse ambiente não tem elementos básicos como, por exemplo, organização para a criança enxergar a lousa, ler com tranquilidade os materiais que estão na mesa dela, ter calma suficiente para refletir e escutar o que os professores ou os próprios alunos falam, ou seja, se o conforto não está minimamente resolvido, isso pode afetar – e muito – o aprendizado do aluno.

 

 

Mas é preciso ressaltar que cada aprendizado precisa de um ambiente apropriado. A sala de aula tradicional nem sempre serve para produzir o que uma boa pedagogia gostaria de fazer. O arquiteto precisaria de mais possibilidades para o professor alterar esse ambiente. Existem estudos que demonstram que não faz sentido os móveis serem iguais, pois há alunos grandes, pequenos, que sentam de formas diferentes, ou seja, até as carteiras poderiam ter uma variedade maior. Essas são questões que, infelizmente, ainda não é discutido.

 

 

Como o espaço escolar deve se relacionar com o entorno

A comunidade deveria se orgulhar desse objeto chamado escola e deveria também participar dela. Se for colocado um muro alto, com arame farpado, significa que a escola não quer saber da comunidade, tem medo dela. As crianças vão sentir isso e a comunidade não vai se orgulhar dessa escola, não vai cuidar dela. Essa integração é muito importante. Agora, é claro que a comunidade precisa de ajuda técnica, por isso um time multidisciplinar é muito bem-vindo. Até para que esses especialistas possam analisar os problemas e traçar possibilidades de solução para aquele espaço.

 

Humanização dos espaços

A humanização é projetar para as pessoas e não para a forma. E isso não significa funcionalidade. Funcionalidade é projetar para as necessidades básicas das pessoas. A humanização vai além: é projetar para as percepções e diversidades das pessoas e para que o ambiente seja apreciado e, por que não, amado.

 

 

Nós aqui da Debortoli Arquitetura estamos empenhados em produzir conteúdos relevantes e ajudar você a levar seu projeto escolar para o próximo nível.

 

 

www.debortoliarquitetura.com.br



ENDEREÇO

Rua Mal. José B Borman, 245E - Centro

CEP: 89802.120 | Chapecó - SC

• Veja no Google Maps

CONTATO

(49) 3323-2149

Whatsapp: (49) 98419-5313

projetos@debortoliarquitetura.com.br

Baixe o E-book "Como Contratar um Arquiteto"

Ebook arquiteto
REDES SOCIAIS