Donos
Blog

Sala de Espera para Ambientes de Saúde.

A Debortoli acredita que a arquitetura faz toda diferença para o sucesso de uma clínica. Fundada...

Leia Mais
Hospitais sustent%c3%a1veis e amigos do meio ambiente

Por que a sua Clínica deve atender o conceito de sustentabilidade?

Porque os pacientes hoje se importam com os ambientes de saúde e querem ser atendidos em uma clín...

Leia Mais
Consultorios 3

Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e ...

Leia Mais

Cadastre-se para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Confira novas promoções

Univel 2015 015

24
Agosto

Saiba como escolher o piso certo para cada ambiente da sua escola.

Muitas vezes nos depararmos com Instituições de ensino cujos espaços não são adequados à sua função. As instalações são adaptadas e obras feitas sem qualquer regra acabam prejudicando o aprendizado.

O projeto de arquitetura escolar tem necessidades específicas, afinal estamos falando de um ambiente dedicado à formação de pessoas em diferentes fases da sua vida e isto faz total diferença na aprendizagem de cada uma delas.

Um ponto importante em todos os ambientes que compõe a escola e que tem ligação direta com o conforto de quem os utiliza é o revestimento do piso.

Pode parecer um detalhe sem grande importância, mas a escolha incorreta deste acabamento pode gerar acidentes, criar um ambiente desconfortável e até provocar a proliferação de doenças.

Critérios simples podem auxiliar na escolha do melhor revestimento de piso para cada ambiente da escola.

Dividimos as dicas para cada um dos principais espaços de uma escola:

Cozinha e banheiros – estes são ambientes em que a segurança e limpeza são fundamentais. A presença constante de água requer a escolha de um revestimento que atenda o alto trafego, PEI-5. A facilidade de manutenção também é de extrema importância e assim os pisos cerâmicos e porcelanatos técnicos se apresentam como uma excelente alternativa. As cores claras como, cinzas e beges funcionam bem nestes ambientes.

 

 

Laboratórios – nestes espaços as atividades podem gerar resíduos que danificam e mancham o piso. Os revestimentos cerâmicos são uma boa opção principalmente se levarmos em consideração o custo e a facilidade de aplicação. Entretanto no mercado existem excelentes opções de pisos vinílicos que devem ser considerados.

 

 

Salas de aula – aqui a idade do aluno é um fator importante na escolha. Para berçários o piso dever ser de fácil limpeza,  ter propriedade de absorção de impactos e de ruídos e com características térmicas que permitam o conforto do bebê  ao engatinhar e ao andar. A partir destas considerações os pisos vinílicos em manta e os pisos em vinil podem ser escolhidos tranquilamente como um alternativa segura. Uma terceira opção são os laminados

 

Para as crianças até 5 anos Os pisos vinílicos continuam sendo uma excelente opção.

 

 

Biblioteca – as atividades desenvolvidas na biblioteca tem se apresentado cada vez mais diversificadas: leitura, roda de histórias, saraus…assim o piso também pode ser versátil e variado. A mistura entre materiais é bem vinda e neste ambiente pode-se encontrar desde o carpete em placas, pisos vinílicos até o bom e velho piso cerâmico com borracha em baixo.

 

 

Refeitório – aqui a situação é bem parecida com a que encontramos na cozinha, portanto as escolhas também devem recair em revestimentos cerâmicos e porcelanatos técnico natural e de fácil manutenção.

 

 

Pátios e áreas externas – nestas áreas da escola o uso da cor pode ser explorado de forma mais livre e opções interessantes de pisos emborrachados surgem como grandes aliados na criação de ambientes lúdicos e que ofereçam boa segurança para os alunos menores. Além da propriedade de absorção de impactos, algumas marcas de pisos de borrachas também tem a qualidade de serem feitos a partir de material reciclado. Em escolas onde não é possível ter uma área ajardinada a grama sintética também é uma excelente alternativa, ela pode ser aplicada diretamente sobre o contrapiso de forma rápida e limpa. Finalmente pisos cerâmicos antiderrapantes e os Pavers (blocos de concreto) também são uma alternativa segura e de excelente custo benefício para áreas externas

 

Nós aqui da Debortoli Arquitetura estamos empenhados em projetar e produzir conteúdos relevantes e ajudar você a levar o projeto da sua escola para o próximo nível.

 



ENDEREÇO

Rua Mal. José B Borman, 245E - Centro

CEP: 89802.120 | Chapecó - SC

• Veja no Google Maps

CONTATO

(49) 3323-2149

Whatsapp: (49) 98419-5313

projetos@debortoliarquitetura.com.br

Baixe o E-book "Como Contratar um Arquiteto"

Ebook arquiteto
REDES SOCIAIS