Donos
Blog

Sala de Espera para Ambientes de Saúde.

A Debortoli acredita que a arquitetura faz toda diferença para o sucesso de uma clínica. Fundada...

Leia Mais
Hospitais sustent%c3%a1veis e amigos do meio ambiente

Por que a sua Clínica deve atender o conceito de sustentabilidade?

Porque os pacientes hoje se importam com os ambientes de saúde e querem ser atendidos em uma clín...

Leia Mais
Consultorios 3

Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e ...

Leia Mais

Cadastre-se para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Confira novas promoções

Bitar cosmetic surgery institute by forma design fairfax virginia

21
Novembro

As 5 Tendências da Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e segurança. O objetivo é oferecer um ambiente agradável e aconchegante para o paciente e para todos que trabalham no local.

Primeiramente é preciso levar em conta o espaço disponível que atenderá às necessidades do profissional, sua especialidade e também atender as normas de vigilância sanitária.

O médico, muitas vezes, chega a passar 70% do seu dia dentro do consultório. Ele tem que ter o prazer pessoal de trabalhar em um ambiente que seja agradável e funcional. Já o paciente tem que se sentir em um lugar acolhedor, que lembre o menos possível que ele está em um consultório. Um bom projeto arquitetônico garante essas sensações. Além disso, vale um alerta ao profissional médico: invista no seu consultório, pois os pacientes hoje estão cada vez mais exigentes!

As 5 Tendências para Consultórios e Clínicas.

1 – CORES

Os tons pastéis são muito indicados e utilizados. Caso o profissional deseje o branco é sempre recomendada a mistura de cores, pois um consultório deve ser um ambiente alegre e aconchegante, tanto para o profissional quanto para o paciente. As imagens digitalizadas estão muito em evidência hoje.

 

2 – MOBILIÁRIO

 Para o mobiliário clínico tem que se observar a altura dos usuários, por várias questões ergonômicas. Em salas de espera trabalhar com, no máximo, seis lugares e, se for uma clínica maior, dez lugares. Sala de espera com muitas pessoas causa má impressão ao cliente. Se possível recomendamos acentos individuais, como poltrona. É muito comum, quando se trata de sofá, uma única pessoa sentada e as demais em pé; as pessoas gostam de conforto e privacidade. Em relação a acabamentos, existe uma tendência em misturar madeira com vidro. Hoje em dia observamos uma tendência ao conceito retrô de movéis na sala de espera e placas em 3D.

 

3 – PLANTAS

As plantas têm um importante papel nos consultórios e auxiliam na sensação de bem-estar. No entanto, vale lembrar que as plantas estão proibidas pela vigilância sanitária nas salas clínicas. Devem, portanto, ser utilizadas apenas nas recepções e no hall de entrada. Boas indicações de plantas para essas áreas internas são a Palmeira Chameadórea (a mais popular, que mede no máximo 2 metros de altura), Palmeira Ráfis e Pleomele (uma das mais usadas em ambientes fechados). Em relação aos vasos é comum o uso de vidro ou cerâmica, com uso interno de cascas de árvore e cascalho branco.

 

4 – PISOS

Quanto aos pisos é indicado o uso de porcelanatos retificados, como também pisos resinados. Pisos vinilos também são indicados e  aprovados pela vigilância sanitária.

 5 – ILUMINAÇÃO

A tendência é a luz de Led (economia e durabilidade), mais também trabalha à iluminação com fluorescente, e Par20 para ambientações mais tranquilas. Em ambientes clínicos utilizam-se lâmpadas super 84 ou 85, dependendo da especialidade do profissional. Boas opções que aconchegam são os forros de gesso como a sanca invertida com fita de led e luminárias  de design arrojado.

 

Nós aqui da Debortoli Arquitetura estamos empenhados em projetar e produzir conteúdos relevantes e ajudar você a levar o projeto da sua Clínica para o próximo nível!



ENDEREÇO

Rua Mal. José B Borman, 245E - Centro

CEP: 89802.120 | Chapecó - SC

• Veja no Google Maps

CONTATO

(49) 3323-2149

Whatsapp: (49) 98419-5313

projetos@debortoliarquitetura.com.br

Baixe o E-book "Como Contratar um Arquiteto"

Ebook arquiteto
REDES SOCIAIS